ENSINO FUNDAMENTAL I

POR QUE O JOGO PODE ENSINAR?

 

A participação dos nossos alunos no laboratório de inteligência contribui:

  • Para a adaptação da criança ao grupo e ao meio escolar;

  • Para viver bem em sociedade;

  • Para desenvolver o questionamento e o cumprimento de regras;

  • Para a formação de sujeitos reflexivos, críticos e tolerantes.

 

 

 

Segundo o Coordenador de Exatas, Marcelo Alves, o jogo usado como ferramenta pedagógica, auxilia na simbolização das vivências da criança no dia a dia e facilita que diferentes linguagens, verbais e não-verbais, transformem-se em instrumento de pensamento. Segundo Vygotsky, “a criança necessita de tempo e espaço para reconhecer e construir sua própria realidade e o faz por meio da fantasia”.

O jogo, a brincadeira e o lúdico são as primeiras formas da criança conhecer as suas limitações, a definir as regras, o certo e o errado e o espírito sadio de competição.

NOTÍCIAS & AÇÕES

Aconteceu...
Festa do LIVRO
 
Formatura Iº ano

 

A Festa de encerramento de formação dos alunos da Educação Infantil teve como tema "A Festa do Livro" onde Pais, Professores e Diretores orgulhosamente assistiram à apresentação de dança com a narrativa do livro "O Mágico de Oz". 

 

Foi uma bela noite animada que fechou com chave de ouro esta fase dos alunos.

EMITEC Cidadania e Conhecimento foi o tema em 2013,

A Exposição Multidiciplinar Interativa e Tecnológica - EMITEC - teve como tema em 2013,  Cidadania e Conhecimento.

 

Alunos capricharam e ilustraram o tema trazendo informações sobre o nosso dia a dia, onde a Cidadania é peça fundamental em nossas relações e na visão de futuro. Confira.

Baú Literário abre a Leitura

Projeto estimula a imaginação

 

 

“Era Uma Vez... um mundo cheio de cor e magia, feito de trapos encantados e muitos pozinhos mágicos. Duendes dos sonhos, princesas, fadas, saci pererê, uma boneca que fala, castelos, dragões, bosques e muito mais.”

SIGA-NOS

 

Veja também

Acompanhe outros eventos e ações que acontecem nas diferentes fases de nossos alunos.

Visão do Profissional 

Depoimento do Professor Marcelo Alves
Coordenador da Área de Exatas do Grupo Odete São Paio
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS MATEMÁTICOS

É grande a discussão sobre a utilização de jogos nas aulas de Matemática. Muitas crianças mostram-se logo interessadas a “brincar”, mas... será que apenas “brincamos” nessas aulas?

 

Claro que não, muito pelo contrário! Há uma importância além de o simples brincar em sala de aula. Sim, sabemos que a criança gosta e deve brincar, faz parte de sua formação cognitiva e social, mas as aulas no laboratório de inteligência no Colégio Jean Piaget vão além de apenas “brincar”.

 

A socialização dos nossos alunos e o espírito sadio de competição estabelece uma relação de aprendizagem extremamente importante no seu desenvolvimento escolar, além de trabalharmos conceitos necessários à vida, tais como a ética, o respeito, a cooperação e o “pensar antes de agir”.

 

A utilização de jogos concretos na Matemática estimula um senso crítico, investigador que ajuda na compreensão e entendimento de determinados tópicos relacionados ao ensino da Matemática.

© Colégio Jean Piaget

  • w-facebook
  • w-youtube